Foi ontem o funeral do grande e bom Amigo
MANUEL VALADAS HORTA!
Despediu-se há menos de três meses, pedindo que não enviássemos e-mails para a sua caixa de correio electrónico enquanto ele não regressasse de férias e fizesse a sua apresentação. Infelizmente já não se apresentou: após breves dias de férias, foi acometido por lesão cerebral que não perdoa e, em breves dias, pouco mais de dois meses, sobre veio a morte implacável.
Foi uma batalha "breve", mas muito dura, porque o seu estado físico/corporal era excelente. Durante todos os exames efectuados não lhe foi encontrado nada na parte corporal: com os seus setenta anos, praticava desporto físico diariamente e era exemplo para pessoas mais jovens.
A par da actividade física dedicava-se também a tarefas intectuais muito exigentes: como homem das Transmissões e Comunicação, acompanhou o evoluir desse mundo maravilhoso da tecnologia comunicacional, correspondendo-se com vários amigos e criando dois blogs no mundo virtual da internet, onde expôs os seus conhecimentos e deixou um espólio valioso, de elementos da Polícia de Segurança Pública, que serviu com total dedicação e grande galhardia.
Como coleccionista era detentor de colecções de sêlos e notas antigas e actuais de Angola, onde serviu na PSP angolana, na década de 70.
Pessoalmente sinto uma grande falta do Manuel Valadas Horta, porque ele era um estímulo e incentivo permanente para que eu próprio fizesse qualquer coisa para dar a conhecer os feitos da Companhia de Caçadores 115, (CC 115), a que pertencemos. Este blog, CC 115.1, continuação do CC 115, deve muito à sua colaboração.
O Manuel Valadas Horta será sempre lembrado por nós, com o maior respeito e carinho e muita saudade.
O seu blog A Polícia, o Passado e o Presente, http://mvhorta.blogspot.com/ é um valiosíssimo repositório que aconselho todos a visitarem, nomeadamente quem se interesse pela história da PSP.
Deixa ainda outro blog denominado A Minha Tropa, Anos "60", http://valhor.blogspot.com/ , mais pessoal e virado para si próprio, mas onde refere elementos importantes sobre sua intervenção na Guerra em Angola.
Neste momento doloroso de despedida, digo-te apenas:
Até sempre Companheiro!
COMUNICADO DE FALECIMENTO
Há 14 anos
3 comentários:
Esposa, filhas, genros e netos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agradecer-lhe a homenagem prestada.
De todos nós, o nosso MUITO OBRIGADO!
Olá Fátima Horta!
Não nos conhecemos,mas é fácil deduzir que será filha, do Nosso Saudoso Manuel Valadas Horta.
Não fiz mais do que responder a um ímpeto da amizade e consideração que nos ligavam mutuamente.
Mas a "vida" é isto mesmo e a morte faz parte da vida: imagino a falta que a Netinha de 3 anos sentirá da protecção do Avô - seu Protector, como lhe chamava!
Solidarizo-me com a vossa dor pela perda do vosso Ente Querido!
...Partiste AMIGO mas não te foste embora, apenas te mudaste para o meu coração...
Com muita Saudade deste teu sempre amigo Santos.
Enviar um comentário