No dia 9 de Junho de 1962 fez um ano que a CC 115, integrada no BC 114, desembarcou do N/M Niassa no Cais de Luanda. Entretanto, durante o ano decorrido, muitos e desagradáveis episódios se passaram na intervenção que tivéramos no Norte de Angola, região dos Dembos, mais concretamente no eixo Caxito, Anapasso, Quanda Maúa, Quicabo, Sete Curvas, Balacende, Quissacala, Quipetêlo, Beira Baixa, Canacassala/Caiengue.
Felizmente do 3º Pelotão, agora em accção de quadrícula, em Lumbala, não havia baixas de gravidade a lamentar: apenas o Régua fora ferido com gravidade e evacuado para a Metrópole, alem de outras baixas por doenças ou motivos menores.
Por isso tínhamos motivos para comemorar e isso fizemos com a pompa e circunstância possíveis num meio tão inóspito e carenciado, onde nada havia: o comércio fazia-se por troca directa de géneros, entre os vários interessados. A tropa é que estava agora trazendo algum dinheiro e o abastecimento do rancho era feito no meio local, sobretudo carne: galinhas e bois, alem de caça que, uma vez por outra, se conseguia abater.
Nesta efeméride e porque, no dia seguinte havia outra comemoração, o 10 de Junho, "Dia da Raça", como diria, mais tarde o Presidente Cavaco Silva, abatemos um boi, comprado ao produtor, por oitocentos escudos angolanos, se bem me recordo.
Segue-se o relatório que elaborei relativo às comemorações do aniversário:
COMUNICADO DE FALECIMENTO
Há 14 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário